No prédio onde ficam as “barraquinhas” das ONGs e onde acontecem os side events o clima já é de fim de festa. No ICC, onde acontecem as negociações, uma aparente calmaria nos corredores se contrasta com conversas intensas que estão acontecendo a portas fechadas. Chegamos ao último dia de negociações climáticas aqui em Durban, África do Sul.

Ministros e negociadores trabalharam até altas horas da madrugada, mas nada foi decidido até agora. Muitos boatos circulam por aqui. A Conferências das Partes costuma ser assim: só acaba quando termina. E tem hora para terminar? Não sabemos. É provável que as negociações se prolonguem para a madrugada de sábado, no mínimo. A programação tem que ser consultada constantemente nas telas espalhadas pelo ICC e pela internet, já que as sessões de encerramento da CoP-17, CoP/CMP-7, AWG-LCA e AWG-KP só serão convocadas quando houver consenso para que os países celebrem em plenária o que foi decidido em encontros fechados.

A comissária de Clima da União Europeia, Connie Hedegaard, foi muito realista e franca na coletiva que deu agora de manhã ao dizer que está muito preocupada com o ritmo da CoP-17, que não temos muito tempo e que se não houver mudanças de posição de alguns países, sairemos de Durban sem um acordo. O roteiro de negociações proposto pela União Europeia visando 2015 como ano para decisão sobre novo acordo climático que envolva todos os grandes emissores é o centro de intensas negociações e os países mais vulneráveis (pequenos Estados-ilha e países menos desenvolvidos) estão trabalhando junto com a U.E. para que isso se concretize (Brasil e África do Sul também). Acrescentou que 2015 não é um prazo injusto, pois não há mais como justificar que quatro anos não são suficientes.

Resta saber como Índia, China e Estados Unidos estão se comportando do outro lado da porta. E nunca é demais lembrar que há muito pouco ambição nas negociações até o momento! Negociar um acordo com implementação depois de 2020 é simplesmente incoerente com o que a ciência nos diz.

Será um fim de CoP emocionante? Várias pessoas estão lembrando o último dia da COP-13, quando um negociador da Papua Nova Guiné pediu para os Estados Unidos saírem da plenária. Se não quisessem fazer nada, que pelo menos saíssem do caminho.

Dias difíceis para Todd Stern e a delegação norte-americana. Ontem, uma jovem dos EUA fez uma manifestação antes do seu discurso no segmento de alto-nível que provocou aplausos da plateia por longos minutos.

Acompanhem tudo que está acontecendo por aqui ao vivo em:

Vídeo

CoP-17 ao vivo transmitida pelo site oficial do evento

One Climate – Cobertura online e entrevistas direto da CoP-17

Twitter:

Lista de brasileiros presentes na CoP-17 (por favor, escreva para @jrussar se estiver por aqui e não estiver na lista)

Tweets ao vivo direto das negociações pela equipe do Adopt a negotiator

Tagged with:
 
More in Brazil, China, E.U., Feature, India, U.S.A. (25 of 568 articles)