Um desabafo incontido, uma mensagem de esperança. O negociador-chefe das Filipinas, Naderev “Yeb” Saño, fez um discurso emocionado no plenário que concluiu os trabalhos do Protocolo de Kyoto, nesta quinta-feira. Ele chorou depois de pedir mais ambição dos países no segundo compromisso do tratado. “Alguém precisa fazer alguma coisa. Se não nós, então quem? Se não aqui, então onde? Se não agora, então quando? Abram os olhos para a dura realidade. Façam o que sete bilhões de pessoas querem, não o que políticos demandam.”
Ele foi aplaudido de pé pelos observadores, e poiado pelos demais negociadores. Num dia de tensão para todos que participam da 18a Conferência do Clima, ele foi saudado pelos jovens ativistas que o esperavam em linha no fim da sala, emocionandos por uvi-lo defender seu povo e a humanidade. Mesmo antes de retribuir com um abraço a cada um de nós que chorávamos com ele em solidariedade, Yeb já era considerado um símbolo de esperança para os próximos dias em Doha.
Neste vídeo, ele explica brevemente a sua emoção. O vídeo está em inglês, mas aqui segue a tradução da sua fala:
Eu não imaginei que ficaria emocionado dessa forma. Mas são muitos anos de frustração que eu simplesmente coloquei para fora agora. Esse processo não mostrou que o mundo está pronto para lidar com o enorme desafio das mudanças climáticas. O que vemos aqui são apenas as piores desculpas. É dificil saber o que vai acontecer nos próximos dois dias, e isso pode ser muito difícil para um país como as Filipinas, que tem vicenciado muitas tragédias consecutivamente. Não são só tragédias isoladas, nós experienciamos isso como um modo de vida. É um desafio muito grande para o meu povo.