Sinal verde para o avanço das negociações em Barcelona

Quem vai atravessar a rua?

Aqui estou eu novamente! Dessa vez a reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) acontece no continente europeu, em Barcelona, Espanha, entre hoje (2 de novembro) e sexta-feira (6 de novembro). São cinco dias que devem ser muito bem aproveitados, já que essa é a última reunião antes da CoP-15 (15ª. Conferência das Partes), que acontecerá em Copenhague, Dinamarca, entre os dias 7 e 18 de dezembro e vai decidir o meu, o seu e o futuro de todas as pessoas do planeta e das futuras gerações.

O Protocolo de Quioto, que está relacionado à Convenção, tem apenas seu primeiro período de compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa negociado (até 2012), então, as nações do planeta estão aqui para resolver o que vai acontecer depois. É necessário engajar os Estados Unidos, o maior responsável pelo aquecimento global, e também países em desenvolvimento, como o Brasil, Índia e China, sempre lembrando, claro, que os países desenvolvidos tem a obrigação e responsabilidade histórica de liderar o combate às mudanças climáticas e que os esforços dos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos não podem ser comparáveis aos esforços de redução de emissões dos países do Norte. Uma das maneiras de mostrar liderança é colocando dinheiro substancial na mesa que será direcionado para os outros países implementarem ações de adaptação e mitigação de emissões de gases de efeito estufa. A União Europeia, por exemplo, falou na semana passada em 22 a 50 bilhões de euros por ano até 2020. A Oxfam realizou um protesto bem-humorado esta manhã exigindo 110 bilhões de euros por ano. Veja vídeo aqui:

Aliás, falando em vídeo, a partir de agora a ideia é fazer vídeos diários e espero, em breve, falar com mais desembaraço diante das câmeras! Lembrando que não sou jornalista, nunca tinha tido a experiência de gravar vídeos, portanto tenham um pouco de paciência comigo…Mas voltando ao assunto: sem saber a quantia que os países ricos vão repassar para os outros países (não é um empréstimo e esse dinheiro deve ser adicional a outros fundos de ajuda que já estão comprometidos e exclusivo para as mudanças climáticas) fica difícil estruturar a arquitetura financeira de como esses recursos serão administrados.

Outro ponto em que os países desenvolvidos demonstram pouca ambição é sobre as metas de redução de emissões que deveriam ser de pelo menos 40% até 2020, baseadas nos níveis de 1990. O único país que até agora se comprometeu com 40% foi a Noruega e a União Europeia sinaliza que pode assumir esse número também se sair acordo em Copenhague.

Além disso, paira a questão: Vão continuar com o plano de assassinato do Protocolo de Quioto aqui em Barcelona ou o plano será desmascarado e desmantelado? Explico: ficou claro em Bangkok que alguns países estão pressionando por um acordo que agregue todos (principalmente os Estados Unidos que não ratificaram Quioto), ameaçando toda a arquitetura conquistada pelo Protocolo.

Chegamos a um momento em que somente vontade política e a liderança de certos países podem fazer as negociações avançar. Todos estão cansados de ouvir discursos, ESTÁ NA HORA DE PROPOSTAS CONCRETAS NA MESA. De maneira nenhuma, podemos diminuir as expectativas em torno do resultado da Conferência de Copenhague. A Dinamarca, que será anfitriã da CoP-15, ganhou hoje o prêmio Fóssil do dia porque está agora defendendo agora que o resultado da CoP seja apenas uma decisão, não um acordo que tenha força de lei.

O sinal está verde para o avanço das negociações, quem vai ousar e atravessar a rua?

Brasil – Encontrei com alguns representantes do governo brasileiro por aqui e o chefe da delegação, o Embaixador Figueiredo, ainda não chegou porque vai participar de reunião amanhã com presidente Lula e ministros para definir posição brasileira para a CoP-15. Mas isso é assunto para o post de amanhã.

Bom, é isso!

Acompanhem-me durante essa semana aqui em Barcelona! Além do blog www.adoptanegotiator.org (que vocês podem me ajudar a espalhar por aí), tem o meu twitter, o twitter do projeto, o canal do Adote um negociador no Youtube, Facebook e Flickr.

Juliana

  • http://ww.10e20.com.br Tomaz Cavalieri

    Muito bom, Ju. Aguardamos novidades suas! Parabéns pelos vídeos, com o tempo você fica a vontade diante da câmera. Conta pra gente como está o ambiente aí. Expectativas positivas? Bom trabalho.

  • Jenni

    It’s crazy to hear that negotiators are suggesting delaying an agreement till after Copenhagen.

    The world and its peoples need a strong and binding agreement that commits developed countries both to reductions of 40% and to climate financing that is over and above aid commitments aimed at reaching the MDGs.

    (Read the english translation of this page here.)

  • ceruru

    juliana

    as suas colocações são perfeitas ,porem um pouco desanimadoras em relaçao ao comportamento dos responsáveis por decisòes no cop 15 ,espero que os que estão com a tarefa de decidir por um mundo ambientalmente melhor e nos proporcionar um futuro dentro das nossas espectativas ponham a mão na conciencia e repensem pois ainda a tempo para decisões por um mundo melhor…….

    parabéns e espero que atravessemos a rua e que além do sinal e verde prevaleça para os nossos pulmões conseguirem nos nutrir de ar para a caminhada vindoura

    seu fã

    ceruru

  • ceruru

    errata:responsaveis por decisões no cop 15,espero que a decisão por um mundo melhor no meio ambiente nos proporcionem um futuro dentro do que esperamos,ponham a mào na conciencia e repensem e decidam sempre por um mundo melhor,alem do sinal verde o verde prevaleça para nossos pulmões….

  • http://jrussar.wordpress.com/2009/11/03/sinal-verde-para-o-avanco-das-negociacoes-em-barcelona/ Sinal verde para o avanço das negociações em Barcelona « Blog da Juliana Russar

    [...] Publicado originalmente em adoptanegotiator.org [...]

  • http://jrussar.wordpress.com/2009/11/04/barcelona-vesperas-desanimadoras-para-a-cop-15/ Barcelona: vésperas desanimadoras para a CoP-15 « Blog da Juliana Russar

    [...] o post de Juliana Russar sobre as negociações em [...]

More in Brazil (0 of 0 articles)