Simples, porém complicado
Posted on 07. Oct, 2010 by Juliana Russar in Brazil
To read this text in English, click here
No quarto dia da reunião de clima aqui em Tianjin, não tenho nada de relevante para relatar, pois os países continuam discutindo muito mais como discutir (processo) do que questões substanciais. Acompanhei o grupo de contato sobre assuntos legais (legal matters) do AWG-KP. O Brasil, em conjunto com o G-77+China, não quer abrir para discussão no AWG-KP nenhum artigo além do 3.9 alegando que o mandato desse grupo de trabalho diz respeito apenas ao segundo período de compromissos do Protocolo de Quioto (PK) e que a discussão de outros artigos do PK no âmbito do AWG ameaça a existência do Protocolo. Já falei sobre isso na terça-feira. Diante desse impasse, o chair do AWG-KP foi chamado na sessão da tarde, que foi encerrada porque não havia consenso. O chair vai realizar consultas informais para tentar avançar nessa discussão, mas é incerto se esse grupo de contato se reunirá mais alguma vez aqui na China.
Além da expressão “balanced package” (pacote equilibrado) no contexto do resultado das decisões que sairão da CoP-16, outro termo que tenho escutado repetidamente em Tianjin, principalmente dos representantes das organizações ambientalistas é “race to the future” (corrida para o futuro). O Greenpeace produziu uma tabela muito útil que compara os dois maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa. Tomei a liberdade de traduzi-la e acrescentar dados (acessíveis e disponíveis) do Brasil. Vocês podem conferi-la abaixo.
Antes de vir para a China, não tinha ideia da dimensão da competição existente entre este país e os Estados Unidos. Logo no primeiro dia que estava aqui, assisti um programa (em inglês, obviamente) na televisão que comparava o modelo de desenvolvimento chinês e o americano. Lembrando que a mídia aqui é controlada, todos os programas sempre exaltam o modelo chinês e fazem questão de fazer comparações com os EUA. Lembro também que os dois países trocam farpas constantemente sobre quem deveria assumir compromissos e liderança no enfrentamento das mudanças climáticas. No caso da corrida para o futuro de baixo carbono, como os dados da tabela e meu texto de 4 de outubro demonstram, a China está na frente dos EUA. Algumas pessoas acreditam que a arrancada da China pode fazer com que os EUA tome medidas para não ficar para trás. Que nobre disputa seria essa!
A corrida para o futuro é muito simples, mas parece complicada. Não somos incentivados a agir em conjunto, a cooperar. Se um país ficar para trás, todos perdem; se todos agirem de acordo com as suas capacidades, todos ganham.
-
ceruru
-
http://carebrasilemcampo.wordpress.com/2010/10/18/ultima-parada-antes-da-cop-16/ Última parada antes da CoP-16 « CARE Brasil
-
http://jrussar.wordpress.com/2010/10/18/ultima-parada-antes-da-cop-16/ Última parada antes da CoP-16 « Blog da Juliana Russar
-
http://jrussar.wordpress.com/2010/10/08/ansiando-por-novidades-e-sanidade/ Ansiando por novidades e sanidade « Blog da Juliana Russar
Negotiator Tracker - Juliana Russar
Juliana mora em São Paulo e sempre foi apaixonada por pol�tica internacional e desenvolvimento. Não por acaso, ela se formou em Relações Internacionais e fez especialização em Meio Ambiente. Desde 2007, tem acompanhado as negociações internacionais sobre mudanças climáticas ... leia mais»
Read more of Juliana's posts here.
Follow Juliana on twitter @jrussar