Será que sai um coelho dessa cartola?
Posted on 18. Dec, 2009 by Juliana Russar in Brazil
Então é isso, chegamos no último e decisivo dia da reunião de clima da ONU em Copenhague, Dinamarca. A CoP-15 já é um fracasso de organização e transparência via participação da sociedade civil, agora resta saber se o acordo final também será vergonhoso.
O momento é dramático. Faz alguns dias que negociadores passam noites em claro tentando finalizar textos de negociação para serem levados para seus superiores tomarem decisões. Todas as questões delicadas permanecem em aberto e entre colchetes, como as metas de redução de emissões para o médio (2020) e longo prazo (2050), o ano de pico das emissões de gases de efeito estufa, a transferência de recursos de adaptação e mitigação pelos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, enfim praticamente tudo que vem sendo discutido há dois anos.
O motivo alegado para todos esses temas ainda não terem sido acertados é porque os negociadores não tinham poder para tomar essas decisões e, como sempre dizem, apenas seguem instruções. Acontece que hoje em Copenhague estão presentes todos os líderes mundiais, incluindo Obama (EUA), Brown (Reino Unido), Sarkozy (França), Merkel (Alemanha), Lula (Brasil), Singh (Índia), Jiabao (China). São cerca de 120 pessoas muito importantes que não precisam ligar para suas capitais para saber o que têm ou podem fazer.
Um declaração política não engana mais ninguém. Todos esperam um acordo que realmente seja efetivo no combate às mudanças climáticas. Ninguém aguenta mais ouvir discursos. Como estava escrito na faixa segurada por ativistas do Greenpeace na entrada do jantar oferecido pela rainha (sim, tudo desmoronando e eles ainda têm tempo para jantar e brindar!!!): “Políticos falam, líderes agem”. Conseguirão os homens e mulheres mais poderosos do mundo, em menos de 24 horas, fechar um acordo decente? Sairá um coelho dessa cartola?

Quem acompanhou o blog ao longo desses últimos meses sabe que eu sempre mantive o otimismo, mas agora está difícil, a maneira como o processo foi conduzido nessa última semana e todas as outras evidências me levam a acreditar em greenwash ou colapso.
Acompanhem junto comigo os últimos momentos da CoP-15 pelo twitter e pelo webcast.
The Adopter - Juliana Russar
Juliana tem 24 anos. Ela mora em São Paulo e eu sempre foi apaixonada por política internacional e desenvolvimento. Não por acaso, ela se formou em Relações Internacionais e fez especialização em Meio Ambiente. Desde 2007, ela tem acompanhado as negociações internacionais sobre mudanças climáticas ... leia mais»
The adopted - Meet Figueiredo and the Brazilian Delegation
Juliana está seguindo Luiz Alberto Figueiredo Machado, diplomata, diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores. Figueiredo lidera uma equipe de negociadores do Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério do Meio Ambiente. leia mais»
O trabalho dos Trackers é super importante neste momento para que o mundo saiba quem são os responsáveis e o que estão realmente fazendo.
The work of Trackers is important right now to let the world know who is responsible and what are actually doing.
É, apesar do discurso do Lula ter sido muito legal, acho que a festa acabou e a conta vai ficar no “fiado” por mais algum tempo… Os violinistas do Titanic falarão por último “foi um prazer tocar com vocês”. Beijos!